top of page

CENTRO ESTADUAL DE ATENDIMENTO E APOIO AO DEFICIENTE AUDITIVO PROFESSORA ARLETE MIGUELETTI 

CEAADA 

Sobre a Plataforma:

    Conforme CAMPELO (2008) os estudantes Surdos são extremamente imagéticos se comunicam através da visualidade das imagens dos signos pois, tem um campo visual aguçado de 180 graus adaptado para realizar uma interpretação significativa das imagens favorecendo sua aprendizagem.

      Nesta direção em conjunto com os profissionais do CEAADA buscamos desenvolver está plataforma virtual no ambiente gratuito do WIX, no  sentido de ser mais uma alternativa para os estudantes surdos realizarem seus estudos, haja vista que eles estão conectados o tempo todo na internet. Diante desta realidade que permeia em seu dia a dia procuramos organizar este espaço virtual na perspectiva de facilitar o acesso dos estudantes surdos aos materiais de apoio pedagógico.

       O desenvolvimento desta plataforma partiu de um permanente diálogo com os profissionais que espontâneamente concordaram em participar de sua elaboração contribuindo desta forma com os materiais pedagógicos  que foram disponibilizados no ambiente. Analisamos em conjunto a viabilidade desta ferramenta tecnológica nas práticas pedagógicas docentes, conhecendo suas vantagens e desvantagens no espaço escolar do CEAADA. 
        Ressaltamos que os arquivos disponibilizados nesta plataforma virtual foram encaminhados pelos professores da centro do CEAADA e também por outros simpatizantes da modalidade de ensino que nos disponibilizaram nos relatando que são arquivos atuais com um potencial gigantesco no ensino de estudantes surdos, sendo estes atrativos contemplando assim os   objetos de conhecimentos e suas hábilidades. 

       Tivemos o cuidado de observar a gratuidade dos materiais hospedados no ambiente bem como a citação das fontes das imagens, figuras  e arquivos quando estes continham seus direitos autorais.

 Em uma educação surda o professor tem o papel fundamental no ensino e aprendizagem desses estudantes e para que isso ocorra é importante que o as aulas sejam atrativas e diferenciadas para os estudantes seja eles surdos ou ouvintes.

       A utilização das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação como ferramentas pedagógicas é uma das possibilidades existentes para realização de aulas interativas, atrativas e diferenciadas no pedagógico escolar.

É importante destacar que elas vem sendo conclamadas pelos estudantes na práticas pedagógicas dos professores sendo elas um anseio dos estudantes ditos normais e inclusive de estudantes surdos.

      Conforme BASSO (2003).  As transformações acontecidas no sistema de ensino com a inserção de recursos tecnológicos apontam para a necessidade de novos métodos e estratégias nas práticas pedagógicas dos professores de forma que promova inovações no processo de aprendizagem.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

BASSO, I.M.S. Mídia e Educação de Surdos: transformações reais ou uma nova utopia? In. Pontos de Vista: Revista de Educação e Processos Inclusivos. Florianópolis, Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, n. 5.

CAMPELLO, A.R.S. Aspectos da Visualidade na Educação de Surdos. Tese de Doutorado em Educação, 2008. Instituto de Educação.  Universidade Federal de Santa Catarina, 2008.

Disponível em: < https://repositorio.ufsc.br/bitstream/handle/123456789/91182/258871.pdf?sequence=1>.

Acesso em: 15 de abr. 2020.

bottom of page